Reconhecimento público da atividade da Associação, no 135º Aniversário

No decurso da Sesão Solene das comemorações dos seus 135 anos foram atribuidas à  Real Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vizela duas das mais prestigiadas condecorações das Associações e Corpos de bombeiros.

A Fénix de Honra, atribuída pela Liga dos Bombeiros de Portugal, é a sua segunda mais alta distinção honorífica e reconhece a prática, ao longo de mais de 100 anos, de serviços altamente relevantes, de carácter altamente abrangente e de inquestionável apreço com vista à dignificação e promoção de Causa dos Bombeiros e de Protecção e Socorro – como se pode ler no diploma entregue juntamente com a condecoração imposta no estandarte da Associação.

A Medalha de Mérito de Proteção e Socorro, instituída pelo Ministério da Administração Interna, visa atribuir reconhecimento público a pessoas singulares ou colectivas, que se destacam pelas suas atuações na área de protecção e socorro, no caso da nossa Associação, distinguindo venereada e exemplar existência, ao serviço da protecção e socorro das populações. Foi atribuida o grau Ouro (existem ainda os graus prata e cobre), e o distintivo na cor Azul. A bonita medalha resulta da combinação de uma circunferência e de 6 símbolos sobrepostos que representam, de uma forma simplificada mas abrangente, as diversas ações da proteção civil, destacando-se a representação do ser humano, principal alvo da atuação de quem tem por lema preservar e proteger a vida. Será certamente um dos destaques nas vitrines do futuro Museu da Associação.