Emergência 112

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PORQUÊ LIGAR 112

Todos nós somos parte do Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM) e por isso é fundamental que cada um de nós compreenda o seu funcionamento.

Sempre que precisar de ajuda deve ligar 112. A sua chamada vai ser atendida por um agente da autoridade que, dependendo do seu pedido, reencaminhará para a instituição de apoio.

Assim, sempre que ligar 112 informe apenas do que precisa, ou faça uma breve descrição (ex. preciso de uma ambulância – será reencaminhada para o Centro de Orientação de Doentes Urgentes – CODU. Ou preciso da GNR/PSP e a chamada será reencaminhada para as forças de segurança local).

Ao ligar 112 será feita uma triagem para desta forma se puder enviar os meios necessários á situação que se encontra, por exemplo, apenas uma ambulância e/ou também o Veículo Médico de Emergência e Reanimação – VMER. Desta forma estão a aproveitar-se os recursos necessários e indispensáveis á situação e ainda diminuirá os recursos financeiros.

Para a eficácia das acções sejam produtivas e visíveis é necessário que todos saibamos ter em consideração o seguinte:

  • Contacto de onde está a ligar (caso seja preciso ligar de volta)
  • Local, se possível com pontos de referência
  • Situação (acidente, queda, doença súbita (desmaios, dores, convulsões), intoxicação, afogamento, queimadura, atropelamento, acidente de trabalho)
  • Nº de vítimas
  • Queixas principais (se conscientes, se falam, se conseguem andar)
  • Doenças conhecidas
  • Aguardar pelas instruções do operador (poderá dar informação que pode ser muito útil e que até podem salvar a vitima, por exemplo colocar a vitima de lado para poder respirar por ela. Ao mesmo tempo enviará o auxílio mais apropriado.)
  • Esteja sempre atento á chegada do auxílio e indique o local.

Lembre-se que está sempre um médico responsável pelo envio do apoio.