“O assassino invisível”

Em situações de incêndio urbano, industrial e florestal, a maioria das pessoas automaticamente relaciona as mortes e os ferimentos com as queimaduras causadas pelo fogo. Entretanto, a principal causa de morte e necessidade de internação hospitalar de indivíduos expostos a incêndios ocorre devido aos problemas causados pela inalação de fumo. Cerca de 80% dos óbitos são por inalação de vapores e produtos químicos, principalmente monóxido de carbono (CO), dióxido de carbono e cianetos.
O fumo é constituído por pequenas partículas, gases e vapor de água. O vapor de água constitui a maioria do fumo. O monóxido de carbono (CO) é um gás incolor e inodoro gerado a partir da combustão de material contendo carbono. O envenenamento por monóxido de carbono pode causar danos sério danos cerebrais e morte. O monóxido de carbono (CO) produzido durante um incêndio entra na corrente sanguínea através dos pulmões e reduz a quantidade de oxigénio entregue aos órgãos e tecidos do corpo. Os sintomas de leve intoxicação aguda irá incluir tonturas, confusão mental, dores de cabeça, vertigem, e sintomas parecidos com gripe. Exposições maiores podem levar a significativa toxicidade do sistema nervoso central e coração, seguida de coma e morte.
Assim, o ser humano quando exposto aos fumos gerados durante um incêndio e relacionando com percentagem de monóxido de carbono (CO) existente tem:
– Com 0.16% de CO – Dor de cabeça, aumento da frequência cardíaca, tonturas e náuseas em 20 minutos. Morte em menos de 2 horas;
– Com 0,32% de CO – Dor de cabeça, tonturas e náuseas em 5 a 10 minutos. Morte em menos de 30 minutos;
– Com 0.64% de CO – Dor de cabeça e tonturas em 2 minutos. Convulsões, paragem respiratória, e morte em menos de 20 minutos;
– Com 1.28% de CO – Inconsciência após 2-3 respirações. Morte em menos de 3 minutos.
O monóxido de carbono (CO) também pode ter consequências graves para o feto de uma mulher grávida. A exposição crônica a baixos níveis de monóxido de carbono pode levar à depressão, confusão e perda de memória.
O monóxido de carbono (CO) é inodoro, insípido e incolor, por isso é conhecido como o “assassino silencioso”.