JuveBombeiro


A Juvebombeiro é uma estrutura criada no seio da Liga dos Bombeiros Portugueses, para congregar os jovens integrados nos quadros do pessoal, dos corpos de bombeiros voluntários de todo o país.

A Juvebombeiro exerce a sua actividade no plano nacional, como estrutura anexa à Liga dos Bombeiros Portugueses.

A Juvebombeiro tem por Missão:

A mobilização dos jovens inseridos em corpos de bombeiros voluntários, de modo a sensibilizá-los e motivá-los para os valores subjacentes ao associativismo e o voluntariado nos bombeiros, implicando-os na realização de acções concretas de solidariedade e convívio, a fim de que assumam responsabilidades e desenvolvam o espírito de iniciativa no âmbito da instituição de que fazem parte integrante, garantindo, assim, a sua continuidade.

Podem aderir à Juvebombeiro todos os jovens, com idades compreendidas entre os 14 e os 30 anos, que integrem os quadros de pessoal dos corpos de bombeiros voluntários, associativos e municipais, devidamente homologados.

Direitos e deveres

São direitos dos aderentes:

a) Participar nas actividades da Juvebombeiro;

b) Solicitar todos os esclarecimentos sobre o funcionamento da Juvebombeiro;

c) Usufruir dos benefícios que vierem a ser atribuídos aos aderentes;

d) Possuir um cartão de membro aderente da Juvebombeiro;

São deveres dos aderentes:

a) Cumprir as disposições constantes no Regulamento;

b) Desempenhar as missões e os cargos para que forem indicados ou eleitos;

c) Contribuir para a dignificação e engrandecimento dos bombeiros em geral e das estruturas em que participem em particular.

Juvebombeiro de Vizela

A Juvebombeiro de Vizela teve início no ano de 2001, teve como primeiro responsável o bombeiro nº12, José Miguel Soares Ribeiro. Ele foi o responsável, pelos primeiros passos da Juvebombeiro na Real Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vizela.

Em 2003 foi o ano ascendente da Juvebombeiro.

A partir deste ano e até 2006 a Juvebombeiro de Vizela teve como delegado o bombeiro nº 37, António Paulo Félix da Silva. Ele definiu as actividades desde como jantares convívios, magustos, peddy-papers internos e distritais, cicloturismo, btt distrital, torneios de futsal, chincalhão, sueca, dominó, prevenções nos dias de S. Bento, etc.

Estas actividades tinham como objectivos, o convívio entre bombeiros, bombeiros e familiares, angariação de fundos e sobretudo levar o nome da nossa Associação a outras Associações e Distritos. A Juvebombeiro nesta altura tinha 42 elementos, hoje em dia o número foi caindo para metade, sobretudo por causa das emigrações de antigos bombeiros e por abandonos devido às idades.

No final de 2006 a Juvebombeiro foi a eleições e teve um novo delegado para o ano de 2007 e 2008.

Francisco António Pedrosa Peixoto, bombeiro nº 86, foi então eleito novo delegado da Juvebombeiro.

Continuando um pouco com o sistema das actividades do antigo delegado. Com menos êxito talvez, mas também por causa de menos tempo dedicado à Juvebombeiro de Vizela, porque ao mesmo tinha o cargo de Delegado Distrital da Juvebombeiro. Cargo este que seria para o bombeiro 37, Paulo Félix, o qual ele recusou por achar que estaria na hora de deixar a Juvebombeiro, mesmo assim todas as Juvebombeiro mantiveram o voto de confiança no próximo Delegado da Juvebombeiro de Vizela. O que para Vizela foi e é um acto de orgulho.

Mais dois anos passados e novas eleições para os anos de 2009 e 2010. Uma única lista a sufrágio e a Juvebombeiro com novo delegado.

João Tiago Ribeiro Faria, bombeiro nº 126 foi eleito para ser ainda o actual delegado da Juvebombeiro. Ainda efectua o cargo, mas no próximo mês de Dezembro haverá novas eleições na Juvebombeiro. Dois anos não muito diferentes dos outros, mas com algumas novidades como foi o caso da 1ª e 2ª maratona de futsal dos B.V. Vizela.

Como últimas actividades do mandato será o magusto e o 7º Jantar Convívio dos B.V.Vizela no próximo mês de Novembro.

Um mandato positivo em termos de actividades e financeiros, a Juvebombeiro tem neste momento um saldo positivo.

O saldo positivo servirá para a compra de novos equipamentos pessoais para o corpo activo.

Vizela tem uma Juvebombeiro jovem com um bom passado e com um bom futuro espera-se.

Blog

Também pode ler-nos em: http://juvebombeirovizela.blogs.sapo.pt/