Dom Duarte Pio condecorou a Real Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Vizela

Por deliberação de Sua Alteza Real Dom Duarte Pio de Bragança, Grão-mestre da Real Ordem de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa, foi concedida à Real Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Vizela a Medalha de Mérito de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa – Padroeira do Reino.

A condecoração aconteceu no passado dia 21 de outubro do corrente ano de 2018, na Igreja de São Roque no Largo Trindade Coelho em Lisboa, e foi feita em mão por Dom Duarte Pio de Bragança ao presidente da Direção e ao comandante, no final da Missa comemorativa dos 150 anos da Real Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Lisboa, a qual foi celebrada por Dom Manuel Clemente, Cardeal Patriarca de Lisboa.

O pároco de S. Miguel das Caldas, capelão dos Bombeiros Voluntários de Vizela e arcipreste de Guimarães-Vizela, coadjuvou na celebração eucarística.

Acompanharam o ato os Presidentes dos Órgãos Sociais da Associação empossados no passado dia 19, Armindo Faria presidente da mesa da Assembleia Geral, José Manuel Pires presidente da Direção, e João Barbosa presidente do Concelho Fiscal.

Do comando Paulo Félix comandante, Adão Carvalho 2º comandante, Ana Luísa e Miguel Ribeiro, adjuntos do comando.

 

 REAIS


Num total de 461 Associações de Bombeiros do País, apenas 19 delas receberam tal e prestigiante condecoração correspondendo às Associações reconhecidas com o título de Real. A Associação vizelense passou a ostentar o título de Real, em 10 de junho de 1905, atribuída em Lisboa por carta régia, pelo Rei D. Carlos, que concedeu a mercê e privilégio de Real à corporação Vizelense passando esta, doravante, a designar-se por Real Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vizela.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *